Polvo

Molusco marinho cefalópode, o polvo tem um corpo mole tipo saco, e oito braços com duas fiadas de ventosas que funcionam com autênticos sensores e com os quais captura as suas presas.
É encontrado no Atlântico Centro-este e Nordeste, Mediterrâneo, Península Ibérica e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, onde habita em águas costeiras até aos 200 metros de profundidade. É pescado com arrasto e com armadilhas de abrigo (alcatruz) e de gaiola (corvo)
Nota:
O polvo perde muito peso durante a sua cozedura; pode perder até 50% do seu peso, devido à perda de água. Sabendo isto, faça alguns cálculos quando for servir uma refeição de polvo a várias pessoas.
Como escolher:
O Polvo fresco deve ter um aspeto brilhante, um odor agradável a maresia e as ventosas devem ter aderência. O polvo congelado não deve apresentar excesso de gelo na sua embalagem.
Benefícios de consumo:
Produção de energia: a vitamina B12 presente no polvo contribui para a produção de energia no organismo e também para a redução do cansaço e fadiga.
Manutenção dos ossos e dentes: o fósforo presente no polvo tem um papel importante na manutenção dos ossos e dos dentes.
Manutenção da massa muscular: o polvo fornece proteína de alto valor biológico que por sua vez, pode contribuir para a manutenção da massa muscular.