Má digestão: o que é, sintomas, causas

31-03-2025


A má digestão é pode acontecer após o consumo de alimentos muito gordurosos ou quando se bebe muito líquido durante a refeição, o que deixa a digestão mais lenta e causa o aparecimento dos sintomas de má digestão, como sensação de estômago cheio, gases, desconforto abdominal, arrotos frequentes e enjoo.


É recomendado ir ao médico quando a sensação de estômago cheio é frequente, havendo episódios diários, ou quando se repetem mais de 8 vezes por mês. Nesses casos, o médico pode avaliar os sintomas apresentados pela pessoa e analisar os hábitos alimentares, além de indicar a realização de exames para descartar outras causas dos sintomas.
Em caso de má digestão, é recomendado que a pessoa tenha uma alimentação mais leve, evitando alimentos muito gordurosos e processados. Além disso, pode ser interessante consumir chás com propriedades digestivas, como o chá de boldo ou o chá de erva-doce, desde que indicados pelo médico, para aliviar os sintomas.


Sintomas de má digestão:

Os principais sintomas de má digestão são:

Sensação de estômago cheio, mesmo após ter comido pouco;
Gases;
Desconforto e inchaço abdominal;
Azia e queimação;
Arrotos frequentes;
Enjoos e vômitos;
Diarreia ou prisão de ventre;
Dor de cabeça;
Cansaço.

Na presença de sintomas frequentes de má digestão, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação e sejam indicados remédios que ajudem a aliviar os sintomas, além de poderem ser indicadas medidas que ajudem a prevenir o desenvolvimento de anemia e falta de vitaminas, uma vez que a má digestão pode interferir na absorção de nutrientes no intestino.
Além disso, é indicado ir ao médico quando são notados sintomas como perda de peso, presença de sangue nas fezes ou dificuldade para engolir.

Como confirmar:

É recomendado consultar o gastroenterologista ou clínico geral quando a sensação de má digestão é frequente, acontecendo mais de 8 vezes por mês. Durante a consulta, o médico deverá avaliar os sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de indicar a realização de endoscopia digestiva para identificar a causa da má digestão.

Principais causas:

As principais causas de má digestão são:

Consumo de alimentos gordurosos e processados;
Consumo de grandes quantidades de carne;
Beber muitos líquidos durante a refeição;
Comer muito rápido.
Além disso, não mastigar adequadamente os alimentos também pode interferir no processo digestivo e provocar a má digestão.


Como é o tratamento:

O tratamento para má digestão deve ser indicado gastroenterologista ou clínico geral de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa e com a causa da má digestão. Assim, podem ser indicado o uso de alguns remédios para aliviar os sintomas e melhorar a digestão como Gaviscon, Mylanta plus e Eparema, por exemplo.
Existem também alguns remédios caseiros e naturais que também possuem propriedades digestivas e que poderiam ser indicados como forma de complementar o tratamento indicado pelo médico, como leite de magnésia, chá de boldo e chá de erva-doce.
Uma outra boa opção é comer uma fatia de abacaxi ou tomar cerca de 50 ml do seu suco puro, sem adicionar água para diluir, já que facilita e acelera a digestão, principalmente de refeições gordurosas. 

O que comer:

A dieta para combater a sensação de estômago cheio deve ter principalmente alimentos de fácil digestão e que não irritam o estômago, como frutas frescas sem casca e sem semente, verduras cozidas, sucos de frutas naturais, pão e biscoitos sem recheio.
Os alimentos que devem ser evitados são especialmente os que contém muitas fibras e que estimulam a produção de gases, como vegetais verde folhosos, feijão, ovos e os alimentos embutidos e ricos em gordura como manteiga, requeijão, leite e carnes vermelhas.
Além disso, também é importante evitar alimentos industrializados e processados, pois costumam ser ricos em gordura e conservantes que irritam o intestino.

Como evitar os sintomas de má digestão:

Algumas recomendações para melhorar a digestão e evitar o aparecimento dos sintomas são:

Manter um horário regular para as refeições;
Comer tranquilamente e mastigar bem os alimentos;
Manter a coluna reta no momento da refeição;
Comer com regularidade, em média a cada 3 horas, e em pequenas quantidades;
Evitar situações de estresse e agitação;
Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas e café, em alguns casos;
Diminuir o consumo de chicletes, já que pode promover a ingestão de ar;
Evitar a prática de atividade física imediatamente antes ou após as refeições.
Também é recomendado evitar tomar líquidos durante as refeições e imediatamente depois de comer.

Temperar com Amor | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora