Carnes
(meat)
Carnes
As carnes ocupam um lugar muito importante na dieta dos portugueses. Na composição das carnes, o teor em proteínas é constante - à volta dos 20 a 100 aminoácidos indispensáveis à alimentação - enquanto que o dos lípidos varia de acordo com os animais. Contém ainda sais minerais - principalmente ferro e fósforo - e vitaminas do grupo B - especialmente B1.
A carne tal como os demais produtos de origem animal, é um alimento proteico indispensavel, e rico em ácidos gordos saturados; por tudo isso é a carne um produto de importância vital.
Ultimamente contudo a carne foi alvo de certos ataques da parte da informação corrente, salientando-se o problema do colesterol ou ainda notícias resultantes da alimentação dos animais, que contêm hormonas. Essa informação originou alguma diminuição no consumo de carnes.
A carne não deve ser consumida imediatamente após o abate da rês; deve «esperar» um pouco antes de estar apta a ser ingerida.
Antes de a adquirir é importante saber bem o que se pertente confecionar, partindo-se então para a escolha do tipo de carne a comprar, pois nem todas as peças servem para uma determinada receita. Não se pode, por exemplo, grelhar o chambão, mas sim o acém ou a rabadilha.
Receitas:
Porco
Vitela / vaca
Borrego / ovelha
Costeletas de borrego com grelos e molho de hortelã
Pato
Ovos Benedict com espinafre e peito de pato defumado
Magrets de pato com polenta e sementes
Frango
Peitos de frango recheados com feta e espinafres
Burritos de frango com espinafres e abacate
Sanduíches
Sanduíche de pernil com queijo de ovelha
Sanduíche de ovo com presunto e espargos
Sanduíche de carne em vinha d'alhos